por JCNET/Conteúdo - Bauru, SP
Observatório de Astronomia fica anexo ao IPMet da Unesp - Foto: FEB/Arquivo
Neste sábado (17), o Observatório Didático de Astronomia "Lionel José Andriatto" da Unesp celebra 10 anos, ou melhor, 10 voltas ao redor do Sol. E, para comemorar, realiza um evento gratuito e aberto para pessoas de todas as idades e que integra o calendário oficial do aniversário de Bauru.
A programação ocorre das 19h às 22h e contará com as atividades já tradicionais, como telescópios, oficina infantil, identificação do céu e "lojinha". No entanto, desta vez, ao invés da palestra ser monotemática, haverá dois temas que se alternarão.
A primeira palestra será sobre as ações atuais do Observatório de Astronomia, sua equipe e as atividades com pesquisa e divulgação científica que desenvolve. "É uma ótima oportunidade para conhecer como funcionam as pesquisas dentro de uma universidade, a importância da educação e os benefícios que essas atividades implicam para a comunidade", destaca a organização.
A segunda será sobre o Programa Apollo, o conjunto de iniciativas coordenado pela agência estadunidense Nasa para levar o homem à Lua durante os anos de 1961 a 1972. A palestra celebrará os 50 anos que a primeira pessoa pisou na Lua, em 1969.
O evento de aniversário do Observatório marca o primeiro atendimento público do segundo semestre, que inaugura também a volta das atividades depois das férias, inclusive as visitas escolares (para agendar sua escola, acesse: obsbauru.simplybook.me).
PRESENTE
"E ainda ganhamos um presente de aniversário. Completando 10 anos em 2019, o Observatório acaba de ganhar mais um telescópio, que foi doado por meio de verba de um projeto do grupo de pesquisa em Ensino de Ciências da pós-graduação em Educação para a Ciência da Unesp Bauru. Este projeto foi financiado pelo CNPq e permitiu a aquisição de um telescópio, o qual, agora, fará parte do acervo do Observatório e já poderá ser observado no evento", comemora a organização.
Junto com o Observatório, o Grupo de Radioamadores de Bauru (GBR) e a AMSAT-BR celebrarão dois anos da instalação da repetidora PY2KDE (147,180MHz-77Hz). No próprio evento, eles realizarão uma demonstração pública de radioamadorismo, incluindo atividades práticas como transmissão de mensagens através de voz, código morse e até uma transmissão de fax colorida. "Venha ver outras energias que os seus olhos não são capazes de enxergar no dia a dia", convidam os responsáveis.
SERVIÇO
O evento ocorre das 19h às 22h no próximo sábado (17). O Observatório fica na Estrada Municipal José Sandrin, anexo ao IPMet Radar Unesp. Outras informações: https://www.fc.unesp.br/observatorio e https://www.obsbauru.com.br.
© Copyright © 2021 Soluções em Desenvolvimento de Sites, Otimização de Sites e Loja Virtual: imira.com.br