Geral

118 anos: 4.º BPM-I é referência em SP

Avaliação é do comandante geral da Polícia Militar do Estado, que esteve ontem na solenidade de aniversário do Batalhão

118 anos: 4.º BPM-I é referência em SP

por Cinthia Milanez/JCNET - Bauru, SP


 

Coronel Marcelo Vieira Salles e tenente-coronel Ézio Melo falam sobre desempenho do 4.º Batalhão - Foto: Samantha Ciuffa


Já o comandante do 4.º BPM-I, o tenente-coronel Ézio Carlos Vieira de Melo, afirma que a polícia de todo o Estado segue a hierarquia e a disciplina. "Nós, em Bauru, levamos tal questão muito a sério, sem demérito a qualquer outra unidade", acrescenta.

DESAFIOS

Ainda segundo o tenente-coronel Ézio, o 4.º Batalhão enfrenta o desafio de manter os resultados operacionais. "Os índices são excelentes, em comparação com o Estado de São Paulo como um todo. Por isso, temos sido referência em território paulista", completa.

Em nível estadual, o coronel Marcelo Salles acredita que o foco da corporação esteja em cuidar das pessoas, utilizando a sua estrutura de logística, pessoal e inteligência. "Qualquer polícia do mundo tem como base a proteção", justifica.

Para tanto, a tecnologia surgiu como uma boa alidada. De acordo com o comandante geral da PM, a instituição trabalha com o BO eletrônico. O documento, elaborado pela polícia durante o atendimento, é registrado diretamente em um tablet e traz facilidades, também, à população, ao dar agilidade ao procedimento.

O comandante do 4.º BPM-I destaca, ainda, o sistema de monitoramento, o levantamento de locais de crime e o direcionamento do policiamento aos locais e horários de maior incidência.

 

Solenidade

Nesta sexta-feira (9), diversas autoridades se reuniram para a solenidade em comemoração aos 118 anos do 4.º Batalhão, que se deu no Comando de Policiamento do Interior 4 (CPI-4), na Vila Antártica, em Bauru.

Além do comandante geral da PM, participaram do evento representantes da Prefeitura de Bauru, da Câmara de Vereadores, da Polícia Civil, da 3.ª Região Administrativa Judiciária (3.ª RAJ), da 6.ª Circunscrição do Serviço Militar (CSM), da 21.ª Subseção da OAB, em Bauru, e dos veteranos do 4.º Batalhão. Na ocasião, foram entregues 56 medalhas a civis e militares.

O deputado federal Capitão Augusto (PL) esteve representado pelo tenente reformado Sandro Theodoro e pelo coronel reformado Airton Iosimo Martinez.

PM e comunidade: missão constante

Para o coronel Marcelo Vieira Salles, a relação entre a PM e a comunidade deve sempre melhorar. Tanto que, em seu discurso, frisou que a polícia é feita para proteger as pessoas. "De nada adianta um bom quartel, belos uniformes, belos galões, se não tivermos prestação de serviço público", pontua.

O tenente-coronel Ézio de Melo complementa que a corporação busca sempre corrigir ações que não sejam . "Como em qualquer instituição, pode ter desvios de conduta e nós estamos sempre zelosos para que sejam corrigidos", diz.

 

 Escola de Soldados

Demanda antiga da cidade, a transformação do antigo IPA em uma Escola de Soldados passa por estudos dentro do Comando Geral da PM do Estado de São Paulo, conforme adianta o seu titular, o coronel Marcelo Vieira Salles.

De acordo com ele, a PM precisa completar os seus quadros, esvaziados por aposentadorias e até desistências. Inclusive, a previsão é de que a corporação receba 6 mil novos policiais só neste ano. Para 2020, deverão chegar outros 6 mil homens. 

Emenda para compra de 8 viaturas

O deputado federal Rodrigo Agostinho (PSB) marcou presença na solenidade. Na ocasião, afirmou que tem sido uma tradição para ele participar dos aniversários do 4.º Batalhão.

A relação é tão próxima que, recentemente, fez uma emenda parlamentar para a PM de Bauru. O recurso, de R$ 1 milhão, será direcionado para a compra de oito viaturas.